Sobre Nós

Conheça nossa história, nossa visão, missão e valores

Fachada Externa da Escola 2020
Entrada da Escola 2021
Entrada da Escola em 2021

Nossa história

Fundada em 11/02/1977 nossa escola foi denominada EEPG do Bairro dos Morros e atendia em 12 salas de 1ª a 4ª série, em 1979 quando foram criadas e instaladas mais quatro salas. Após a publicação D.O. de 11/05/82 nossa unidade escolar passou a denominar-se Profª Hilda Prates Gallo. Em 1982 passa a funcionar em quatro turnos. No ano 2011 encerrou o atendimento ao Ciclo I ( Anos iniciais da Educação Básica). Em 2016, uma nova organização e a escola passou a atender somente o Ensino Médio em três turnos (manhã, tarde e noite).

Em 2021, a escola passou a integrar o Programa de Educação integral (PEI), atendendo em único turno.

hilda

Patrona da Escola

Nascida aos 28 de novembro de 1917, na cidade de Piracicaba, São Paulo filha de Manoel Prates e Eucharizia Laudino Prates, viveu sua infância em sua terra natal, estudou na Escola normal de Piracicaba, hoje Sud Menucci, tendo concluído sua formação no magistério em 1934. Cursou desenho e pintura na Escola Laura Bianco, em Piracicaba. Transferiu-se para a cidade de Lins onde se especializou em Educação Física. Iniciou suas atividades no magistério como professora primaria na Escola Mista Rural da Fazenda Bela Vista, em Pirajuí. Em 1937 foi designada para ministrar aulas de Educação Física no 1° Grupo Escolar de Lins. Removeu-se em 1942 para São Paulo, trabalhando em Cotia. No ano seguinte exerceu funções na 1ª Escola Mista de Vila Leonor em Guarulhos. Casou-se em 1946 fixando na residência, na cidade de Guarulhos. Exercia nesta época suas funções de educadora emérita no grupo Escolar "Santos Dumont no bairro da Penha" onde foi auxiliar de direção até sua aposentadoria. Então com toda sua experiência e capacidade de educadora emérita realizou um trabalho humano, voltado principalmente para aos alunos. Não só, foi uma grande auxiliar de direção, mas também amiga e conselheira para os colegas e famílias de seus alunos que a procuravam na ajuda e na orientação de seus filhos. Foi nesta época de sua vida que seus extraordinários dotes artísticos para o desenho e pintura foram colocados a serviço da escola seja na ornamentação de festas cívicas ou em organizações de trabalhos docentes. No cargo de auxiliar de direção sempre fez jus a confiança e respeito de seus superiores exercendo também a função de tesoureiro da escola por dezessete anos. Aposentou-se em 1963, tendo deixado uma marca indelével de sua vocação e amizade junto aos que com ela conviveram. Em 1971, embora aposentada, trabalhou com seu esposo junto na cantina da E.E.P.S.G. "Conselheiro Crispiniano" em Guarulhos, onde continuou seu trabalho de educadora ajudando alunos necessitados. Hilda Prates Gallo, além de extraordinária professora é um exemplo vivo de dedicação ao trabalho com amor. "A vida desta grande educadora não pode ser resumida em toda sua plenitude nesta simples biografia porque tudo o que fazia era veracidade por humildade e simplicidade".

Nossa Visão, Missão e Valores

Visão

Ser, em 2030, reconhecida internacionalmente como uma rede de ensino integral pública de excelência posicionada entre as 25 primeiras do mundo.

Missão

Ser um núcleo formador de jovens primando pela excelência na formação acadêmica; no apoio integral aos seus projetos de vida; seu aprimoramento como pessoa humana.

Valores

Valorização da Educação pela oferta de um ensino de qualidade; a valorização dos educadores; a gestão escolar democrática e responsável; o espírito de equipe e cooperação; a mobilização, engajamento, comprometimento da rede, alunos e sociedade em torno do processo ensino-aprendizagem voltado ao espírito público e cidadania e a escola como centro irradiador da inovação.

Nossa Escola em números

Professores e funcionários